
Blau é uma indústria farmacêutica líder no segmento institucional, em seu mercado de atuação e pioneira, entre as empresas brasileiras, em biotecnologia, com portfólio próprio de medicamentos de alta complexidade com foco em segmentos de atuação na indústria, como imunologia, hematologia, oncologia, nefrologia, infectologia, anestesiologia, entre outros. Possui presença continental, estando em 7 países na América do Sul – Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Uruguai, - e Estados Unidos – com um moderno complexo industrial farmacêutico composto de cinco plantas no Brasil, com alta capacidade produtiva e tecnologia de ponta. O portfólio da Blau é composto por produtos de marca própria – biológicos e sintéticos – de alta complexidade, que atendem as principais áreas terapêuticas do mercado de produtos hospitalares, incluindo infectologia, oncologia, hematologia, nefrologia e especialidades, com grande potencial de crescimento de consumo. A Companhia está dividida em 4 unidades de negócio. Conheça cada uma delas: • Biológicos Os produtos biológicos são medicamentos produzidos por biossíntese em células vivas, ao contrário dos sintéticos, que são produzidos por síntese química. Os biológicos são uma classe diversa e heterogênea de produtos que podem ser elaborados utilizando matérias-primas de duas origens diferentes: a) medicamentos obtidos a partir de material biológico que são extraídos de microrganismos (vivo, atenuado ou morto), órgãos e tecidos de origem vegetal ou animal, células ou fluidos de origem humana ou animal; b) medicamentos obtidos por procedimentos biotecnológicos, que são proteínas recombinantes obtidas a partir de células geneticamente modificadas; anticorpos monoclonais. • Oncológicos A linha de oncologia está composta por medicamentos de administração oral e injetável de origem diversa, destinados ao tratamento do câncer, que englobam diversas classes terapêuticas e tipos de tratamento. • Especialidades A linha de especialidades está composta por produtos que são utilizados no dia a dia do hospital, na maioria dos tratamentos especializados de doenças infecciosas, tratamentos especiais, dentre outros. Engloba antibióticos, relaxantes musculares com aplicações terapêuticas, medicamentos injetáveis, anestésicos, entre outros. • Outros A linha de outros é composta por medicamentos sob prescrição médica, isentos de prescrição (MIP), focados no mercado varejo (retail) e não varejo, incluindo ainda dermo-medicamentos, preservativos e afins. MERCADO DE ATUAÇÃO A Blau atua, majoritariamente, no segmento Institucional, que abrange hospitais e clínicas privadas, incluindo os centros de quimioterapia e hemodiálise, além de instituições de saúde pública nas esferas federal, estadual e municipal. O segmento institucional inclui medicamentos hemoderivados, biológicos, biotecnológicos, antirretrovirais, entre outros, geralmente encontrados sob a forma farmacêutica injetável, adquiridos para uso em clínicas, hospitais e ambulatórios. Por este motivo a escolha pelo consumo é realizada dentro das instituições de saúde e/ou clínicas e hospitais, e geralmente está relacionada à segurança em termos de capacidade de minimização de risco de ocorrência de reações adversas relacionadas ao consumo, à qualidade do próprio medicamento, confiança do profissional de saúde formada em relação à efetividade terapêutica e ao preço que também é levado em consideração pelas instituições de saúde. As companhias atuantes no mercado institucional concentram os esforços de vendas em redes hospitalares, ambulatoriais e clínicas médicas, tendo a contribuição indireta da rede de distribuidores para efetivar a venda e a entrega do medicamento ao consumidor. Por este motivo tais empresas mantêm times menores para a realização de suas atividades de vendas, o que também reflete o menor emprego de recursos financeiros nas estratégias de marketing e divulgação, se comparadas com o mercado varejo. Espera-se que as vendas no mercado institucional cresçam mais fortemente à medida que a economia se fortaleça, pois, os gastos públicos em saúde estão vinculados ao PIB no nível federal. Com a melhoria do crescimento econômico esperado para a economia brasileira, esse cenário deve se fortalecer. Além disso, recentes avanços políticos e econômicos brasileiros como a reforma da previdência devem levar a políticas mais claras de saúde no Brasil, no sentido de aprimorar a infraestrutura do Sistema Único de Saúde (SUS) e facilitar a entrada de medicamentos novos nesse mercado.
A SixProdutoSaude foi criada para atender o mercado odontológico que a cada dia demanda por produtos de excelência, haja vista, que o consumidor final esta cada vez mais bem informado e exigente.